Stress! É possível tratá-lo

stress prevencao e tratamento

Amplamente disseminado, o termo stress está cada vez mais presente na linguagem atual, tendo sido discutido e estudado tanto em congressos e eventos específicos quanto através dos meios de comunicação. E há uma razão para isso: o índice de pessoas com alto nível de stress tem aumentado cada vez mais e, o que poucos sabem, é que existe tratamento para isso!

 

Trânsito engarrafado, problemas financeiros, dificuldades de relacionamento familiar e profissional, tabagismo, alcoolismo, doenças crônicas, a correria do dia-a-dia e outras diversas circunstâncias, fazem com que nosso organismo tenha uma determinada reação, reação esta que se manifesta através de situações bastante conhecidas do nosso cotidiano: insônia, problemas de memória, dificuldades de concentração, esquecimentos, diminuição da produtividade, entre muitas outras.

 

Tudo isto traz conseqüências perigosas para o ser humano, dentre elas a baixa imunidade do corpo, acarretando problemas físicos como gastrite, úlcera, dores musculares, viroses e hipertensão, sendo que esta pode agravar o risco de doenças cardiovasculares.

 

Pode-se tratar o stress

 

Por meio de algumas atitudes que incluem mudança de estilo vida, principalmente. É importante relembrar que não é possível controlar o stress tendo os mesmos hábitos diários, sem atentar para a necessidade de uma modificação na forma como se enxerga a saúde e na forma como se vive, mesmo que essa transformação seja gradativa.

 

Exercício físico regular é fundamental, pois ajuda a aliviar as tensões causadas pelo stress. Corrida, musculação e caminhada são ótimas opções! Outro fator essencial é a alimentação. É plenamente possível adotar uma dieta equilibrada, fracionada, comendo de três em três horas, sem radicalismos e modismos, de forma a aproveitar todos os benefícios que as frutas, legumes, verduras bem como as proteínas e carboidratos, podem oferecer ao corpo humano, se consumidos de forma correta e nas quantidades adequadas.

 

Devo salientar também que adquirir um hobby, praticar ioga, pilates, dança ou outra atividade que lhe dê prazer e promova o relaxamento, assim como ter religiosidade, organizar o tempo no trabalho e na família, cuidar das relações afetivas, liberar as emoções através do choro e da risada são atitudes primordiais no tratamento do stress. Além disso, existe a opção do tratamento psicológico, realizado através da TCC – Terapia Cognitiva Comportamental, um método bastante eficaz que tem alcançado resultados altamente positivos na maioria dos casos tratados.

 

Cuide-se!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.