Dica Especial
Mastigue bem os alimentos. Não esqueça: a digestão começa na boca!
 
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Os principais Benefícios da Corrida

Os benefícios da corrida são ao mesmo tempo físicos e mentais. Correr é muito mais que colocar um pé a frente do outro, veja alguns dos maravilhosos efeitos desse exercício!

 

1- Não exige um mega equipamento: um par de tênis, short e camiseta. No caso das mulheres, um sutiã firme e cabelos presos.

 

2- Deixa as pernas torneadas e fortes: a musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas!

 

3- Garante disposição para o dia-a-dia: a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.

 

4- Dá para praticar em qualquer lugar: você pode correr na esteira, em qualquer parque ou até mesmo na rua, podendo aproveitar suas viagens de fim de semana e férias.

 

5- Aumenta o fôlego: por ser um exercício aeróbio, trabalha muito com o coração e os pulmões. Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é catalisador e transforma a glicose em energia. Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem corre, habitua os pulmões a essa sobregarga para o dia a dia.

 

6- Faz perder peso: a corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias.  O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um.  Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg).  Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos - e melhor!  Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis.

 

7- Previne doenças: existem muitos jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente. A corrida, mais uma vez, sai à frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes. Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil.  Quem corre, mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugemO corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

 

8- Melhora, e muito, a auto-estima: correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal.  Sem falar, que os resultados aparecem de uma forma rápida. Aumenta a autoconfiança e a disciplina.  Saber que você é capaz de ir se superando a cada dia é o máximo!

 

9- Libera o estresse: conforme vai aumentando seu nível de treino e o tempo de corrida confortável (após 30 minutos) vai aumentando também a liberação de algumas substâncias que dão os efeitos de bem estar e relaxamento.

 

10- Exercita a cabeça:  para alguns corredores, o momento da prática é aquele em que as grandes idéias surgem.  Pode parecer bobagem, mas esse fato tem tudo a ver com o exercício!  Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. Isso, no entanto, regride quando a modalidade é abandonada.  Um outro estudo concluiu que um programa de corrida de 12 semanas é capaz de melhorar a memória dos participantes.

 

11- Amplia o círculo de amizades: tem gente que adora a corrida porque não precisa de time e nem de ninguém por perto.  Mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos, em que um incentiva o outro a acordar cedo, a enfrentar um terreno desafiador, a percorrer mais um quilômetro!

Vamos lá, corra atrás desses benefícios!

 

Bons treinos!



Prof. Jeferson Luis da Silva, CREF 5383-G/SP, é educador físico, doutorando em Cardiologia pela Faculdade Medicina da USP – InCor, Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício e possui trabalhos científicos expostos em congressos internacionais.

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