Dica Especial
Leia sempre as embalagens dos alimentos para certificar-se de sua composição!
 
Encontre Aqui:  
 
 
 
Exercitando Saúde . mude seu corpo, mude sua vida______________________________________________
 

Coceira no Corpo

Há muitas causas possíveis para se ter coceira no corpo: alergias, reação a medicamentos, doenças gerais, distúrbios leves ou graves de nossa saúde e até infestações por parasitas e, é claro, as picadas de insetos! Mas, uma das causas mais comuns é o ressecamento da pele.

 

Este ressecamento pode ocorrer tanto por fatores individuais, como pelas condições climáticas ambientais, como o frio e a baixa umidade do ar, sendo também possível conseqüência de hábitos, tais como: banhos mais quentes e longos, quando a temperatura está mais fresca.

 

Nossa pele perde parte de sua lubrificação natural, podendo chegar até a descamar levemente e ficando com aspecto áspero e seco. Essa espécie de renovação mais rápida, ocasionada pelo ressecamento faz com que apareça a sensação de coceira. O ato de coçar, por sua vez, agrava ainda mais a agressão sofrida pela pele, sendo que podem surgir áreas de eczema com placas vermelhas, muito secas e irritadas.

 

É também freqüente a coceira pós-sol, que vem junto com o descascamento da pele, quando se passou dos limites no banho de sol!

 

Mas não é difícil eliminar o problema. Procure usar sabonetes suaves e com poder umectante, evite esfregar com bucha as áreas irritadas e capriche na hidratação logo após sair do banho! Assim, você não precisa sacrificar seu momento de prazer diminuindo a temperatura da água! Além disso, aplique hidratantes encorpados à base de uréia, silicones, dimethicones, gérmen de trigo, óleo de avelã, de uva, manteigas, alantoina, pantenol.

 

Outras causas possíveis de coceira podem estar relacionadas às alergias, tanto a roupas, perfumes, bijuterias, tintas, sabonetes, como as alergias a alimentos e medicamentos.

 

Doenças que merecem muito cuidado, como hepatites, tumores e infecções, também podem causar coceiras! Preste atenção e na presença de qualquer sintoma, procure seu médico!

 

De qualquer maneira, se a coceira persistir e não ceder facilmente, a providência correta a ser tomada é procurar um dermatologista que poderá receitar cremes de corticóide ou diagnosticar outras alterações.

Dra. Ligia Kogos, CRM 43412, é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Consultora de Dermatologia e Beleza da Rádio Jovem Pan.

Clique aqui e saiba mais sobre Ligia Kogos.




  Incontinência Urinária e Menopausa
   Indicações De Terapia Hormonal Na Menopausa
  Relação entre a prevalência de distúrbios alimentares e transtornos do consumo de álcool
  Mulheres: Dicas alimentares para reduzir os efeitos do tempo
  Herpes e Micoses, Aborrecimentos no Calor
  Cigarro, o assassino da pele
  Verão: Escolha o seu Filtro
  A osteoporose - essa incompreendida
  Faça o teste e decubra se você está sujeita a ter osteoporose
  Sexualidade na menopausa
  Endometriose: um mal da vida moderna
  Tensão Pré-Menstrual atrapalha a sua beleza
  Atenção Mulheres: cuidado com o salto alto e com a bolsa
  Obesidade e Infertilidade
  O auto-exame previne o Câncer de Mama
  Menopausa – Passe bem por ela com a ajuda dos Florais
  Tudo o que você deve saber sobre a menopausa
  Esportes e Pele
  Compras: prazer ou compulsão?
  Queda de cabelo deles e delas
  HPV – Saiba mais sobre esse vírus
 
Untitled Document